segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Policial do futuro


Fala cambada, com o Trailer do remake de Robocop finalmente revelado, a animação de que algo bom  pode vir, vamos relembrar os altos e baixos simpático policial Alex Murphy.

Robocop - O Policial do Futuro(1987)


 O primeiro filme á primeira vista pode ser taxado como filme B, de um policial que é quase morto em serviço no qual o transformam em um combatente cibernético do crime.
 Mas é ai que muitos que não conhecem a mente por trás do filme, acabam perdendo os pequenos detalhes que fazem deste filme uma obra única, o diretor Paul Verhoeven.
 Sem mais delongas, o primeiro filme tem muitas críticas sociais, nas propagandas que passam durante alguns momentos, nos diálogos entre policiais a favor de uma greve e na situação do próprio protagonista que vive em conflito se ainda é humano.
 A violência no filme também é outro ponto fundamental na história, não é sem sentido, a morte do policial Murphy é algo impactante.
 Enfim, é um filme fundamental pra quem é fã de ficção científica.

Robocop 2 (1990)

O segundo filme tinha tudo pra dar certo, com a direção do também competente Irvin Kershner(diretor de Star Wars - O Império contra-ataca) e com roteiro também escrito por Frank Miller(Autor de Batman - O Cavaleiro das trevas), mas devido aos produtores mexerem nas cenas, darem prioridade á ação, o filme acabou sendo um fracasso, mas ainda tem coisas que se salvam.
 Na trama, uma nova droga chama Nuke está nas ruas, cabe então á policia de Detroit combater o tráfico desta droga poderosíssima, a armadura do robocop passa por um upgrade e fica com uma tonalidade mais azul.
 Existem coisas ridículas como o garoto traficante, ou as inúmeras versões novas do projeto robocop, sendo que o vilão principal é uma versão chamada Robocop 2(What??) que na verdade é um chefe do tráfico que também foi transformado em robô por causa de seu temperamento sem escrúpulos, que era viciado na droga Nuke, o detalhe é que continua viciado mesmo quando é um robô.
Cain, a segunda versão funcional do projeto Robocop, que é viciado em Nuke

Do lado bom, o filme continua com muitas críticas, principalmente nas propagandas e em uma determinada frase que Murphy fala no final do filme, quando o vilão é derrotado, passa pelos policiais o diretor da OCP, empresa responsável pela privatização da polícia e pelo projeto robocop, Anne Lewis a parceira de Murphy pergunta: "Não vamos prendê-lo?" e Murphy Diz: "Somos apenas humanos"

Robocop 3(1993)

 O terceiro filme sim é um daqueles que estragam as coisas, a trama até que não é tão ruim, a corporação OCP transformou Detroit num enorme campo de batalha, dando espaço para a construção de uma nova e lucrativa metrópole, Delta City. Mas Robocop renasce das cinzas para acabar com os planos do conglomerado.
 Um tanto clichê, mas não é esse o problema, a mudança de ator principal, a morte tosca de personagens importantes, os inimigos do filme são ROBÔS CHINESES NINJAS.
Morte da policial que era parceira de Murphy.

Robô ninja que é contratado pra matar/eliminar Murphy.
Enfim, o filme é uma merda, o Robocop voa, troca de mão, é amigão da garotada, não tem mais nenhuma crítica á nada, é um daqueles filmes que foram feitos pra vender bonequinho e tentar fazer grana, pra terem uma idéia, o filme custou US$22,000,000 e só consegui render US$10,600,000.



Robocop Prime Directives(2000)


Robocop teve uma série genérica que durou apenas 4 QUATRO episódios, apesar de ter referências aos filmes, a série foi um fracasso, tentou retomar o personagem á cultura pop.

Robocop Vs Terminator

Nos quadrinhos, várias histórias surgiram, a mais legal pra mim foi essa, onde juntam a historia de dois grandes personagens dos anos 80/90, com o roteiro de Frank Miller, teve até uma versão pra SNES bem legalzinha até.
Versão de SNES
Robocop(Playstation 2)

A versão mais recente do policial de aço é um jogo em primeira pessoa pra Playstation 2 lançado também pra game boy advance.

Robocop(2014)

O remake que vai estrear ano que vem, promete trazer de volta o personagem com maestria, mas muitos problemas podem ocorrer.
 O mais preocupante é o fato do filme agora ser PG 14, ou seja, recomendado pra maiores de 14 anos, vale lembrar que o primeiro filme foi PG 18, não digo que a falta de violência é um problema, mas a violência na história era condizente, tinha um motivo, ajudava a contar a história, outra coisa é que o diretor José Padilha, é um iniciante em Hollywood, é muito provável que os produtores liguem apenas pro fator ação sem dar importância ás críticas sociais, que fazem parte do personagem.
 Mas no lado positivo, o visual está muito bom, com o advento dos efeitos visuais, as cenas estão muito bem feitas, o problema vai ser se for apenas isso, e acabar virando um filme bobo de ação.

Menções honrosas/Horrorosas:
Cena do segundo filme onde desmontam e jogam Murphy em frente aos policiais em greve.
Robocop em comercial Japonês de Empanados de Frango(Putz).
Jiban, o tokusatsu claramente inspirado em Robocop.
Cena em que Murphy derrota Cain atacando sua única parte que ainda era humana.
ED 209 e o diretor da OCP, quem você acha que realmente poderoso?
Cena de Voô em Robocop 3, uma das cenas mais escrotas no quesito efeitos especiais.
Abra sua mente, gay também é gente...

E isso ai pessoal, até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário