terça-feira, 5 de março de 2013

LIBERDADE AO ROCK - 23 DE FEVEREIRO

Liberdade Ao Rock - 23 de Fevereiro
             O Liberdade Ao Rock com seus já cinco anos de vida originou-se em necessidade da sua banda “carro-chefe”, Nova Ordem,  promover e divulgar seus trabalhos autorais, pois as oportunidades eram escassas para pratica do rock-independente no estado, e também com a ideia de mesclar  novas bandas junto a eles, mobilizando se mutualmente no quesito equipamento e adotando a praça da bandeira com um encontro mensal para essas atividades, assim enraizando-se e agregando novas bandas que também tinham o mesmo intuito.
         Com uma equipe rotativa, formada por integrantes das próprias bandas que fazem parte do movimento e pessoas que simpatizam e idealizam a causa, se ramificam em áreas que mais se identificam, abrangendo desde produção musical, passando por literatura e cinema, entre outras vertentes; atualmente planejam dois eventos mensais, um planejado e financiado pela própria coordenação, e outro apoiado pelo Governo do Estado, que também contam com o aval da policia militar e do corpo de bombeiros do estado, assim também como a Secretaria de Cultura, e acima de tudo a sensibilização do publico alvo, que tem poucas oportunidades de desfrutar de eventos destinados a cena rock-independente-alternativa no estado.
Movimento Fora Renan atraiu manifestantes aliando
o bom rock'n'roll do Liberdade ao Rock 
         Nesta Edição, teve como parte integrante a sensibilização nacional do Movimento Contra a Corrupção FORA RENAN, que é quase uma unanimidade entre o povo brasileiro; que ainda passa por inúmeros escândalos no cenário politico-nacional. Também ganhou um show de Stand-Up Comedy com Gean Nogueira, trazendo um brilhantismo de sorrisos na noite acalorada do dia 23 de fevereiro que ocorreu na Praça da Bandeira, que principalmente contou com a participação de dez bandas, quais eram:


  • MY BRETRAYAL

My Betrayal abrindo a Noite do Liberdade Ao Rock
Sobre o olhar da banda, o Liberdade ao Rock é o principal movimento de rock independente no estado e de extrema importância por revelar novos talentos, novas bandas, novos músicos, etc. onde se encontram bandas de extrema qualidade, que por causa do movimento (Liberdade ao Rock) ganham grande visibilidade.A banda esta prestes a completar um ano de existência neste ano faz uma mistura entre o Hardcore, Metalcore, Punk-Hardcore e Screamo, preza pela sua qualidade musical entre covers e trabalhos autorais, com uma faixa já gravada e prontificando um novo trabalho brevemente, esperando reconhecimento local e interestadual.
  • ANESTESIA
Anestesia em sua primeira participação no Liberdade Ao Rock
A banda recém-inserida participante do Liberdade ao Rock, vê com extrema importância o movimento na cena cultural dentro do estado, projetou-se aos mares do metal progressivo, mas pela não equivalência musical por parte dos integrantes, que tinham gostos musicais singulares, viu-se em meio ao tão popular Hard Rock, levando covers de bandas famosas, com musicas conhecidas por grande parte do publico o que torna a iteração entre plateia e banda uma combinação vibrante.
  • CAIXA POSTAL 5

Bandas cada vez mais independentes, com cada vez mais trabalhos autorais e quanto muito mais bandas fortificam a cena cultural alternativa em nosso estado e uma das melhores oportunidades para se que isso aconteça é dentro dos eventos promovidos pelo Liberdade Ao Rock”. Assim diz à banda que foi formada devido à desvinculação de dois de seus membros que eram atuantes em outras bandas com a junção de outros amigos para completar a grupo que ainda continua tocando covers, mas já visando trabalho autoral, ganhando ao mesmo tempo cada vez carisma para com o publico.
"Já estamos trabalhando em trabalhos autorais": diz a banda Caixa Postal 5
  • SISTEMA URBANO 18
Holly Monster saiu de cena, mas ficou a Sistema Urbano 18
A banda que se originou com a ideia de três amigos á três anos, com a primeira formação denominada Holly Monster terminou por conta de divergências musicais e renomeou-se assim dando origem ao Sistema Urbano 18 atenua e define o movimento Liberdade ao Rock como: “A voz de muitas pessoas”.

  • NOVA ORDEM
"Prata da Casa"... como sempre a Nova Ordem agita o público
Com quatro anos de estrada, a Nova Ordem é uma das principais bandas na cena cultural do estado, e uma das mais atuantes dentro do movimento, e transcreve perfeitamente o que significa o Liberdade Ao Rock em duas palavras: “Incentivo e Iniciativa”.

  • THE END
Com mais de 13 anos de história, a The End continua "sem escrever um final", e que continue assim...
Uma das bandas que resiste a história, com treze anos de existência, a banda que começou entre quatro irmãos, numa formação atual entre três integrantes, vem entre baladas do rock conhecidíssimas, misturando clássicos inesquecíveis numa melodia agradável e contagiante, indo dos grandes clássicos como The Beattles , passando pelo punk dos Ramones, entre outros, diz que o movimento vem parar extinguir o preconceito em relação ao Rock’n’Roll, um preconceito que não é apenas local, mas por varias pessoas com um pensamento medíocre que shows de rock não locais de diversão, que sabemos bem que é muito mais que diversão, é um despertar para as reais coisas significantes da realidade e da vida.

  • ARMA DE FOGO


Desde 98 trazendo muito pink-hardcore, a Arma de Fogo
vem fazendo a alegria das "rodas"
“O lugar ideal de oportunidades para que bandas independentes possam divulgar seu trabalho, principalmente as que visam trabalhos autorais”. Assim afirma a banda, que também é uma das mais antigas dentro da cena rock-independente do estado; originou-se em 98, e na época chamava-se Fire Of Guns, mas com o passar do tempo, devido as composições próprias e priorizando o punk, o hardcore e questões politicas, preconceito e violência que as letras das musicas abordavam, resolverem “nacionalizar” o nome.
  • RESISTÊNCIA URBANA
Quase 3 décadas de história... essa é a Resistência Urbana
Três gerações já passaram por essa banda, banda que tem mais de trinta anos de história, foi fundada pelo seu idealizador Eduardo, que faleceu a algum tempo atrás, e mostra bem o que a cena rock do município de Santana (assim como o estado) tem de melhor,  afirma que o movimento é importância vital para divulgação de variações nos estilos musicais, e não apenas no quesito “musica regional”, mas sim também na de grande talento que é a cena rock local.
  • BLACKOUT
Participação especial do vocalista Murilo da banda Matinta Perera tocando junto a banda Blackout
A banda que repentinamente se originou em uma lanchonete, com o intuito de diversão, leva  muito a serio suas performances no palco, por conta de amigos que iriam gostar de ouvir suas composições beirando quase um ano de existência, já caiu na graça do publico, que desta vez contou com uma participação especial com o vocalista Murilo da banda Matinta Perera, tocando o "hino" da banda, a própria "Matinta Perera", eletrizando ainda mais o público; e sempre ou quase sempre esta inserido nos eventos do Liberdade ao Rockque na visão da banda é um dos maiores fomentadores de cultura alternativa no cenário cultural amapaense.
  • EXILLIUS

Banda Exillius fechando a noite do Liberdade ao Rock
“Não há movimento que dê tanta visibilidade ao rock quanto o que o Liberdade dá”. Assim afirma a banda que se iniciou com dois integrantes como um projeto escolar para tocar cover de hard rock, e qual já teve inúmeras formações até chegar a atual, que sempre contagia e empolga o publico em suas apresentações.


Publico prestigiando a noite fenomenal do dia 23 na praça da bandeira
Com um papel propulsor para o surgimento de novas bandas nos movimentos culturais no cenário do estado, o Liberdade,  tem um papel de extrema importância, e ainda abre espaço para artistas iniciantes e que ainda não tem como estender seu trabalho para outros lugares. E por mais uma noite de total sucesso a coordenação do movimento Liberdade ao Rock continua com o excelente trabalho, junto ao publico que mais uma vez deu um show de participação e interação, tanto entre si quanto em posição a coordenação do evento.

Mais informações em:
https://www.facebook.com/groups/163416233704845/

Fotos: Alano Franco & Gabriella Furtado
Audio: Acosme Jr. Priscila Mori & Gabriella Furtado
Texto: Acosme Jr. & Priscila Mori
Revisão: ~Masterchief

5 comentários:

  1. Muito bom mesmo essa resenha.

    ResponderExcluir
  2. *---* concordo com a pessoa de cima

    ResponderExcluir
  3. Resenha melhor do que está no Blog do Liberdade ao Rock

    ResponderExcluir
  4. A resenha não tá melhor que a do Liberdade ao Rock, só esta mais complementada, porque explica a origem do Evento e das demais bandas que se apresentaram. O que podemos encontrar no Blog deles.

    ResponderExcluir